27606301_1865833286762749_956677484_o.jpgA coordenação do Projeto ISLANDAP - INTERREG/MAC (2014-2020), representada pelos professores Lídia Esther Robaina e Juan Rodríguez, da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Canárias, reuniu-se com a equipa reitoral, no dia 18 de janeiro, na sala de reuniões da Reitoria. Estiveram presentes representantes do Instituto Nacional de Investigação e de Desenvolvimento Agrário (INIDA) e o Instituto Nacional do Desenvolvimento de Pescas (INDP).

No encontro foram discutidas ações de cooperação no sentido da Uni-CV integrar-se no projeto através da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Escola de Negócios e Governação.

O Programa de financiamento europeu INTERREG/MAC (2014-2020) é um Programa Operacional de Cooperação Internacional, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O principal objetivo do projeto é promover a produção aquapónica sustentável apropriada às especificidades da Região e criar uma rede de trabalho multidisciplinar que promova a produção primária sustentável, a revalorização de biorecursos, biotecnologia, economia circular e educação nessas áreas. Outros objetivos são: melhorar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, melhorar a competitividade das PME, promover a adaptação às mudanças climáticas e a prevenção e gestão de riscos, bem como a conservação e proteção do meio ambiente e promover a eficiência de recursos.

27604342_1865833083429436_624977167_o.jpg

 

 

As entidades que participam do projeto são: a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, através de três grupos (Economia, Engenharia e Ciências do Mar), o Instituto Canário de Pesquisa Agrária, o Instituto Tecnológico das Ilhas Canárias e a ARDITI - Agência Regional de Desenvolvimento de Investigações Tecnologia e Inovação (Madeira). Além destas, como participante de países terceiros, participam o INIDA e, atualmente, a Universidade de Cabo Verde. Outros participantes do projeto são a Universidade de Greenwich, a University College Cork, a Direção Regional de Pescas da Madeira, a Associação de Biodiversidade Atlântica e Sustentabilidade (Ilhas Canárias), a Insular- Produtos Alimentares S.A. (Madeira),  Marisland Madeira Mariculture Lda e o Obervatório Ocêanico da Madeira.

Pin It