IMG_1352-2.jpgOs Serviços de Ação Social da Universidade de Cabo Verde, através do Gabinete de Orientação Psicopedagógica do Estudante – GOPE, entregou os certificados de uma ação de formação em Língua Gestual, que decorreu de 4 de dezembro a 18 de janeiro, no Campus de Palmarejo, com o objetivo de dar resposta às necessidades dos estudantes, com deficiência auditiva, que frequentam a Uni-CV, sobretudo no que diz respeito à comunicação com os docentes, discentes e funcionários. A cerimónia de entrega dos certificados aconteceu, no dia 18 de janeiro, na sala 115 do Campus de Palmarejo.

A Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, Professora Doutora Cristina Ferreira, considerou esta formação como um passo seguro para uma universidade inclusiva.

“Tenho acompanhado todos os estudantes com necessidades educativas especiais, apoiei e estou a apoiar um projeto de uma sala de recursos que precisa não só de equipamentos, mas também de pessoas formadas, considero que vocês são potenciais monitores, voluntários para colaborar nesta sala de recurso”.

A ação de formação, que teve uma duração de 30 horas, foi dirigida aos docentes do curso, estudantes, funcionários e contou com a formadora Dr.ª Helena Augusta Lopes Tavares e Co-formadora, Dr.ª Maria Jesus Ribeiro.

A comunicação com a pessoa surda, o abecedário, os números, saudações, tempo cronológico, os verbos, as caraterísticas humanas, tempo atmosférico, a família, as cores, animais, são alguns dos conteúdos lecionados na formação.

Mais fotografias no flickr

Formação em Língua Gestual

Pin It