Imagem13.pngFuncionários, estudantes, docentes e outros convidados celebraram no dia 18 de dezembro, o segundo aniversário do Instituto Confúcio (IC) na Uni-CV, o seu contributo para o desenvolvimento do país e os intercâmbios culturais com a China.

O Diretor Internacional do Instituto Confúcio, Zhou FuQiang, destacou a importância do Instituto Confúcio em Cabo Verde, com o objetivo principal de contribuir para o intercâmbio cultural. “A equipe do Confúcio sempre teve uma união e cooperação únicas, e com a liderança de Zheng Qingjun, a 1ª diretora chinesa e de Ermelinda Tavares, a Diretora cabo-verdiana, existem bases solidas para o grande pilar de crescimento do Instituto Confúcio e das suas conquistas inovadoras”.

O conselheiro da Embaixada da China, relembrou o dever Nacional que o IC tem para com a Terra-mãe. Também salientou que devido ao suporte e ao nome do país que carrega nas suas costas, existem grandes responsabilidades confiadas ao I.C. para estabelecer uma boa comunicação e estreitar laços firmes de amizade entre o povo chines e o povo cabo-verdiano, garantindo o apoio da Embaixada chinesa.

O Pró-reitor da Uni-CV, Professor Doutor João Cardoso, os representantes do Ministério de Educação e do Desporto, bem como os diretores das Escolas Secundárias, reforçaram o apoio e a confiança na concretização de planos mais ambiciosos em Cabo Verde, para além das 15 escolas secundárias, também desejam ampliar a sua ação para mais alunos, nomeadamente para o 3º ciclo de Escolaridade, que tem apresentado mais interesse na língua e cultura chinesas.Imagem11.png

Foram apresentados fotos e vídeos de antes e da abertura do IC, dos dois anos de existência do Instituto, bem como do primeiro intercâmbio de alunos em Guangzhou, China.

Durante a cerimónia, os alunos e professores apresentaram músicas, recitaram e fizeram outras maravilhosas exibições.

Os estudantes agradeceram profundamente ao IC pelo apoio, trabalho árduo que têm feito e dedicação dos professores aos alunos que os tem feito interessar-se cada vez mais pela língua e cultura chinesas.

O auge da comemoração foi a cerimónia da entrega dos certificados aos vencedores do primeiro concurso de escrita de caracteres chineses. Isso mostrou aos presentes os frutos que o IC tem colhido, com o esforço dos professores voluntários e locais; também que há grande interesse da parte dos alunos pela cultura chinesa, visto que os caracteres chineses são a essência da cultura chinesa e é muito interessante de aprender, o que difere de como geralmente as pessoas pensam.

A celebração concluiu com todos cantando e desejando ao IC longos anos de vida. Essa celebração certamente irá contribuir para que as pessoas valorizem cada vez mais o Instituto Confúcio e promovam o intercâmbio cultural entre a China e Cabo Verde.

Apesar do IC ser uma pequena semente que esta a brotar, já se vê os seus longos ramos de conhecimento a espalhar deliciosos e inúmeros frutos que irão saciar abundantemente todas as pessoas que visam e anseiam pelo progresso e a permutação constante da cultura chinesa, auxiliando cada vez mais a coesão entre China e Cabo Verde.

Mais fotografias no flickr

Pin It