Uni-CV assina Memorando de Entendimento com a Universidade Pedagógica de Moçambique

VER GALERIA

No âmbito da visita do Reitor da Universidade Pedagógica de Moçambique (UPM) à Universidade de Cabo Verde, nos dias 11 e 12 de dezembro, foi assinado um protocolo de cooperação, com o objetivo de estimular a colaboração internacional baseada na assistência mútua. O acordo foi assinado na terça-feira, dia 11 de dezembro, na sala de reuniões da Reitoria, no Plateau.

O ato foi rubricado pelo Reitor da UPM, Professor Doutor Jorge Ferrão, e pela Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento. O protocolo abrange todas as áreas do conhecimento e os programas considerados de interesse para ambas as instituições.

O acordo prevê a realização de pesquisas em campos específicos, realização de intercâmbio de recursos humanos, principalmente de estudantes e de professores das duas instituições, visando a melhoria da capacitação académica e profissional, promoção, execução e divulgação de estudos, projetos, pesquisas e outras atividades afins.

“A Uni-CV é uma jovem universidade, porém, regista no seu historial um percurso de muita afirmação, dinamismo, estabilidade e, sobretudo, muita proactividade. Na realidade, existe um simbolismo associado à Universidade de Cabo Verde que pode passar despercebido para muitos de nós”, realçou o Reitor da UPM.

“Pretendemos, através deste acordo, incrementar programas de ensino e pesquisa, melhorando a capacitação dos nossos docentes, técnicos e estudantes. No seu corpo pretendemos estabelecer uma plataforma de mobilidade através da qual os nossos estudantes e docentes podem conhecer um pouco mais das nossas realidades”, acrescentou.

A Reitora da Uni-CV sublinhou que este protocolo, para além da instalação do Software GeoGebra, vai dar o “pontapé de saída”. “(…) queremos também explorar a tradução com o objetivo de criar algum acordo, mesmo através das novas tecnologias, por forma a participar nas formações que vocês dão no domínio da tradução. Podemos explorar a componente da Antropologia, História, visto que estamos a desenhar, com Instituto Politécnico de Tomar e com a Universidade de Évora, um projeto de criação de uma Cátedra na área do Urbanismo com uma componente forte da Antropologia e de Geografia”.

O Projeto de Formação de Formadores em GeoGebra para Moçambique que visa a Criação do Instituto GeoGebra na Universidade Pedagógica de Moçambique vai contar com as seguintes Instituições Parceiras: Instituto GeoGebra Portugal (IGP), Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (IGUni-CV), Universidade Pedagógica de Moçambique (UPM) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos - Para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI).

O Reitor da UPM ainda visitou a Casa da Música, o Gabinete de Comunicação e Imagem, a Cátedra Amílcar Cabral e o Novo Campus da Uni-CV, em construção, na Zona K, em Palmarejo Grande.

No último dia da missão as equipas voltaram a reunir-se para a apresentação de alguns projetos de extensão universitária e estratégias para a implementação do projeto de formação de formadores para a instalação do instituto GeoGebra na UPM.

A Universidade de Cabo Verde ofereceu ainda à UPM, através do seu Reitor, um conjunto de publicações da Uni-CV relacionado com as temáticas do Género, Educação e Cidadania.

Pin It