unesp.jpgA Universidade de Cabo Verde apresentou os resultados do Programa de Mobilidade com a Universidade Estadual Paulista, âmbito do financiamento CAPES/AULP. A apresentação aconteceu em Novembro, no Campus do Palmarejo.

Tinha como objetivos, designadamente, contribuir para a formação de recursos humanos de Cabo de Verde no campo da Saúde Pública ao nível da pós graduação; contribuir para a qualificação e especialização de docentes da Uni-CV; apoiar a continuidade de projetos de pesquisa iniciados em 2011, no decurso do Mestrado em Saúde Pública da Uni-CV; elaborar o projeto pedagógico para a implementação da segunda turma do Mestrado em Saúde Pública na Uni-CV em parceria com a UNESP; implantar linhas de pesquisa através da constituição de grupos de investigação interinstitucionais; fortalecer o intercâmbio institucional e a internacionalização da pós-graduação; consolidar o intercâmbio e a mobilidade de docentes e discentes entre a UNESP/Brasil e a UNICV/Cabo Verde.

Esses objetivos permitiram dar suporte à continuidade do Mestrado em Saúde Pública na Uni-CV, com a participação de docentes do curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP, principalmente em relação à conclusão das dissertações. As defesas ocorreram entre 2013 e 2015. Dos 28 alunos inicialmente inscritos, 20 concluíram as dissertações, conquistando o título de Mestre em Saúde Pública.

Os trabalhos desenvolvidos concentraram-se em estudos do perfil de mortalidade e das características do Sistema de Saúde de Cabo Verde. Dos egressos do mestrado 45% são docentes a tempo inteiro ou a tempo parcial na Uni-CV e 52% trabalham no Ministério da Saúde, ao nível central ou em serviços públicos descentralizados de atenção à Saúde. Realizaram-se 5 missões de estudo que tiveram como foco principal o reconhecimento dos sistemas de Saúde do Brasil e de Cabo Verde, Saúde Sexual e Reprodutiva e Ações de Prevenção e Assistência ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas. Esse último tema foi definido como prioritário para as atividades de 2016 e 2017.

Pin It