O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Uni-CV, em parceria com o Instituto Cabo-Verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e a ONU Mulheres realiza um atelier intitulado “Socialização Estudos de Acesso aos Cuidados de Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres com Deficiência e VIH”, na terça-feira, dia 5 de dezembro, às 9 horas, no auditório da Reitoria, Plateau.

A cerimónia da abertura contará com a presença da Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento e a Coordenadora de ONU Mulheres.

No atelier serão apresentados os resultados de estudos realizados bem como as melhorias que podem ser feitas.

“Direito à Informação, à Privacidade e Garantia de Sigilo Professional”, “Direito a Serviços e Atendimento de Qualidade e Centrado nas Pessoas e suas Necessidades”, “Direito a Decidir sobre sua própria Vida e Maternidade”, são alguns dos temas dos estudos que vão ser apresentados.

Cabo Verde assumiu um compromisso de promoção da igualdade de género, da não discriminação e do empoderamento das mulheres, e, particularmente, da promoção da saúde sexual e reprodutiva das mulheres (e não só) através da sua adesão aos tratados e convenções internacionais.

Os compromissos assumidos nesta matéria estão a ser assumidos gradualmente e a prova disso é a elaboração/implementação de um conjunto de leis, programas ao longo das últimas décadas, bem como de pesquisas diversas e investimentos nas infraestruturas e pessoal qualificado.

Contudo, ainda há alguns obstáculos a serem ultrapassados, tais como a capacitação de profissionais afim de poderem atender mulheres com necessidades específicas, nomeadamente mulheres com deficiência, daí que seja importante trabalhar no sentido de promover o acesso e a acessibilidade, adequando os serviços às reais necessidades e permitindo que as mulheres com necessidades específicas gozem efetivamente dos seus direitos.

Programa

atileir_A4.jpg

Pin It