montagem_ic.png

O Instituto Confúcio organizou uma festa de despedida para a sua Diretora, Zheng Qingjun, prestando homenagem e agradecimento por toda a sua contribuição ao Instituto.

A festa teve início com a apresentação de um curto vídeo que incluiu fotos da experiência da Diretora durante os dois anos em Cabo Verde, copiadas do Wechat da Diretora Zheng Qingjun, para a sua surpresa. Durante esse tempo a Diretora passou por momentos de extrema dificuldade que ajudaram o Instituto Confúcio a alcançar inúmeras vitórias.

A representante dos alunos, Rud Ramos, leu uma carta à Diretora explicando que ela abriu a jornada para que os alunos começassem a estudar a língua chinesa e a realizar os seus sonhos de longa data, aumentando ainda mais o amor pelo país.

Yu Lishen prestou homenagem à Diretora Zheng Qingjun em nome dos 3 grupos de professores voluntários que trabalharam no Instituto Confúcio desde a sua inauguração. “Zheng Qingjun é uma excelente profissional, uma Diretora fascinante com o cuidado de uma mãe”.

A homenagem também incluiu um jantar com culinária cabo-verdiana e chinesa. O mestre de cerimónia explicou que a Diretora Zheng Qingjun sempre quis convidar os professores e alunos para uma refeição. No entanto, devido a noites perdidas de trabalho e por causa da diferença horária entre Cabo Verde e China, os professores e alunos decidiram surpreender a Diretora.

O que a Diretora não esperava era que o antigo e primeiro secretário executivo do Instituto Confúcio, Bruniguel Andrade, também participaria desta homenagem. Bruniguel Andrade manifestou a sua tristeza pelo termo do mandato da diretora, agradeceu a sua enorme contribuição em fazer o Instituto Confúcio uma das instituições educacionais mais influentes do país, através de projetos tais como o projeto de Introdução do Mandarim no Ensino Secundário, bem como o projeto de Mobilidade à China em 2017, comparando-a a uma super mulher. Por fim, agradeceu à Diretora pelo enorme carinho e amor de mãe que ela sempre demostrou.

A secretária executiva do Instituto Confúcio, Isa Nunes, exprimiu os seus sentimentos através da música, tocando a sua viola. A Diretora Zheng Qingjun ficou fascinada!  

A mais antiga das professoras, Su Chun, que acompanhou a Diretora desde a sua chegada a Cabo Verde, leu uma carta manifestando a sua enorme admiração pelas suas qualidades como mãe de família e diretora.

O Presidente da Associação Amizade Cabo Verde e China (Amicachi) presenteou a Diretora Zheng Qingjun com um certificado de honra pela enorme contribuição no extreitamento das relações entre Cabo Verde e China.

Por fim, a Reitora da Universidade de Cabo Verde reconheceu e comentou o excelente trabalho da Diretora Zheng Qingjun. A Reitora presenteou a Diretora com um certificado escrito em inglês: “Diretora Zheng Qingjun, a primeira Diretora Chinesa do Instituto Confúcio, contribuiu imensamente para o estabelecimento e desenvolvimento do Instituto Confúcio. O seu nome será sempre lembrado na história da universidade.”

Todas as supresas tocaram profundamente a Diretora que agradeceu a enorme surpresa que durou aproximadamente 4 horas e os dois anos de amizade, deixando-a com uma sensação de dívida perante tamanho amor e carinho. Porém, as surpresas duraram até ao momento de partida, quando a Diretora foi surpreendida no Aeroporto Internacional da Praia pelo novo Diretor e professores do Instituto Confúcio que cantaram a canção “As Flores Chinesas Florescem”.

Pin It