Uni-CV realiza Seminário para instalação do Instituto GeoGebra

VER GALERIA

A Universidade de Cabo Verde realizou nos dias 27 e 28 de julho de 2017 a comemoração do Iº Dia GeoGebra, que marcou a instalação do Instituto GeoGebra na Uni-CV e contou com a presença de seis conferencistas, cinco painéis temáticos e dezassete comunicações.

A sessão de abertura começou com a elocução da Profª. Doutora Astrigilda Silveira, a Vice-reitora para a Extensão Universitária e idealizadora do projeto, que descreveu o momento como um marco histórico para a educação da Matemática em Cabo Verde.

O seminário contou com a presença de convidados ilustres, nomeadamente, a Magnífica Reitora da Universidade de Cabo Verde, Profª. Doutora Judite Nascimento, o Prof. Doutor José dos Santos dos Santos, Chair do Instituto GeoGebra em Portugal, a Profª. Doutora Dárida Maria Fernandes, Consultora do Instituto GeoGebra em Portugal, o Prof. Doutor Agustín Carrillo Torres, do Instituto GeoGebra da Andalucía em Espanha, o Prof. Doutor Paulo Speller, Secretário Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos (mensagem gravada), o Doutor Markus Hohenwarter (mensagem gravada), criador do Software GeoGebra, e o Doutor Aquilino Varela, Diretor Geral do Ensino Superior e Diretor do Gabinete de Ciência, Tecnologia e Inovação, em representação da Senhora Ministra de Educação de Cabo Verde.

O GeoGebra foi descrito como uma ferramenta pedagógica interativa, divertida, atrativa e mais motivadora para se aprender a matemática, mostrando a necessidade de se refletir sobre a prática pedagógica. Contudo, conforme realçou a Profª. Doutora Astrigilda Silveira, este é um recurso pedagógico e não um substituto do professor. Daí a necessidade de se investir na formação contínua dos professores para que estes possam estar plenamente habilitados para usar essa ferramenta com os alunos em sala de aula, nas áreas de geometria, cálculo de probabilidades, estatística e álgebra, nos diferentes níveis de ensino.

A Reitora da Uni-CV enfatizou a importância desta formação para a Universidade de Cabo Verde e felicitou a Profª. Doutora Astrigilda Silveira pela iniciativa e empenho na realização deste projeto.

O Prof. José dos Santos destacou a importância de se investir mais na matemática para criar uma relação de familiaridade que acompanhe o crescimento da criança. Por sua vez, a Profª. Dárida Fernandes sublinhou a necessidade de se desmistificar a matemática, afirmando que se trata de um romance de palavras escondidas no sítio certo.

O Prof. Doutor Agustín Carrillo Torres realçou a importância do uso dos ambientes dinâmicos de geometria dinâmica no processo de ensino e aprendizagem da matemática, em especial o GeoGebra, alertando aos professores para a elaboração de tarefas simples que promovam a aprendizagem da matemática de forma eficiente, interativa e motivadora.

A Profª. Doutora Tetyana Gonçalves e a Profª. Doutora Natália Furtado notaram que o GeoGebra se revelou uma ferramenta pedagógica muito pertinente e indispensável para a análise da resolução de problemas, realçando que a partir das construções desenvolvidas no GeoGebra, “a reflexão torna-se mais viva, dinâmica e interessante, por via de maiores níveis de objetividade e interação”.

O evento contou ainda com a participação dos formandos, professores de matemática do ensino básico, secundário e universitário das ilhas de São Vicente e Santiago que, após a formação recebida, foram convidados a realizar trabalhos de investigação com base no recurso ao software GeoGebra enquanto ferramenta pedagógica de ensino e de aprendizagem e que culminaram na produção de artigos científicos e na impressão de posters apresentados no decurso do Seminário. Com os posters foram realizadas  exposições na Praia e no Mindelo.

Na cerimónia de encerramento, e após dois dias intensos de apresentações e discussão em torno dos trabalhos realizados, a Vice-Reitora para a Extensão Universitária agradeceu aos convidados, formandos, conferencistas e a todos os presentes, endereçando um especial agradecimento ao Doutor José dos Santos pelo apoio incondicional na concretização da instalação do Instituto GeoGebra na Uni-CV, afirmando que terminou o Seminário com um “sentimento de realização de um sonho há muito almejado”.

A Profª. Doutora Astrigilda Silveira aproveitou a oportunidade para apresentar algumas recomendações ao Ministério da Educação, para que o Instituto GeoGebra possa continuar e prosperar. O Doutor Aquilino Varela, em representação da Sra. Ministra da Educação disse que as recomendações serão analisadas e respondidas, pois acredita que Cabo Verde pode beneficiar do raciocínio matemático para o seu desenvolvimento.

O Seminário teve o patrocínio/apoio do Instituto GeoGebra de Portugal, do Instituto Politécnico do Porto, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, da Organização dos Estados Ibero-Americanos, do Instituto GeoGebra da Andaluzia, da ASA, da Unitel T+, do CIGEF, da ENAPOR, do ITON, do PALM Catering, da Caravela, da Alliance Française, do INDP, da Escola Secundária Jorge Barbosa, do Centro Cultural Português da Praia e do M_EIA - Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura.

 

Uni-CV comemora 1º dia do GeoGebra na Uni-CV com instalação do  Instituto GeoGebra da Uni-CV

Acompanhe a transmissão em direto do seminário para a Instalação do Instituto GeoGebra na Uni-CV em https://goo.gl/1jcHUQ

 

A Universidade de Cabo Verde vai realizar o Seminário de instalação do Instituto GeoGebra no dia 27 e 28 de julho no Campus da Ribeira de Julião, em São Vicente, em comemoração do I dia do GeoGebra na Uni-CV. O evento vai decorrer em simultâneo em videoconferência no Campus do Palmarejo, na Cidade da Praia, com apresentações alternadas, tendo início às 8h30, no dia 27, quinta-feira.

Nos dias 27 e 28, vão ser apresentados várias conferências, trabalhos realizados no Instituto Universitário de Educação e na Universidade de Cabo Verde e exposição de Posters. O momento culminar vai ser a cerimónia de instalação do Instituto GeoGebra na Uni-CV, que acontecerá no dia 28 de julho.

A preparação da instalação do Instituto GeoGebra iniciou-se em setembro de 2016 com várias formações em diversas escolas de Santiago e São Vicente.

O GeoGebra é um software gratuito que vai possibilitar ao estudante explorar, conjeturar, validar, compreender e comunicar os conceitos geométricos de uma forma interativa e atrativa.

A principal finalidade da formação é desenvolver competências matemáticas, didáticas e curriculares, nomeadamente na área da geometria, e tecnológicas onde a aprendizagem se assuma como o foco do processo educativo, apoiada por tecnologias informáticas.

A criação do Instituto Geogebra, à semelhança da criação deste mesmo organismo em Portugal e noutros países, prevê que os estudantes possam obter recursos modernos e apropriados para o estudo da matemática, podendo assim melhorar o processo de ensino e aprendizagem da mesma.

O Instituto GeoGebra da Universidade de Cabo Verde é o nono instituto criado no continente africano e o primeiro num país de língua portuguesa.

O software GeoGebra foi criado em 2001 por Markus Hohenwarter com uma grande popularidade desde então. Atualmente, o GeoGebra é usado em 190 países, traduzido para 55 idiomas, com mais de 300000 downloads mensais, 62 Institutos GeoGebra em 44 países para dar suporte ao seu uso, além de ter recebido diversos prémios de software educacional na Europa e nos EUA.

A instalação do Instituto em Cabo Verde conta com o apoio do Instituto GeoGebra de Portugal, o Politécnico do Porto, a Escola Superior de Educação e a organização dos Estados Iberoamericanos.

GeoGebra_Mindelo.jpg 

Pin It