montagem V eiri 1

A Universidade de Cabo Verde realizou a V edição do Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI) da Uni-CV, que decorreu de 11 a 12 de maio no auditório do Campus do Palmarejo com diversas atividades.

Esta edição debruçou-se sobre o tema "Questionar para avançar no novo horizonte", com a estreia da participação da República Checa no evento e também com investigadores de outros quatro países estrangeiros: Portugal, Brasil, Moçambique e Angola.

"O EIRI é um Encontro científico ao serviço dos docentes investigadores e dos estudantes", apontou o docente José Esteves Rei, coordenador da organização, acrescentando "os dois objetivos por ele perseguidos são: dinamizar a comunidade académica e publicar ciência". 

"Gostaria de ressaltar o contributo do evento por um lado, ao enriquecimento do acervo científico da Uni-CV e não só, com a publicação anual das Atas. Por outro lado, à internacionalização da nossa instituição patente na participação crescente de investigadores estrangeiros provenientes de países africanos, europeus e do Brasil", salientou a presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, profª Doutora Cristina Pires Ferreira.

"Questionar é a essência da universidade", afirmou a Reitora da Uni-CV, profª Doutora Judite Medina do Nascimento, na sessão de boas-vindas.
Tendo feito um historial sobre o estado da Ciência na Uni-CV, a Reitora felicitou o tema, referindo que ainda que a investigação esteja mais intensa, a universidade continua sem financiamento para a investigação.

A apresentação das Atas do VI EIRI e a terceira edição da Revista de Estudos Cabo-verdianos (REC) ficou a cargo das docentes Elvira Gomes dos Reis e Gildaris Pandim e contou com Pró-Reitora para a Pós-graduação e a Investigação, prof.ª Doutora Sónia Silva Victória, a Diretora da REC, prof.ª Doutora Fátima Fernandes, e a Diretora dos Serviços de Documentação e Edições, Dr.ª Elizabeth Coutinho, na mesa de apresentação.

"Não se trata de uma revista indexada, mas gostaríamos de lá chegar e para isso temos de ser sérios", apontou o docente José Esteves Rei, justificando os critérios de publicação na mesma.

montagem V eiri 2

No final do primeiro dia, o evento abriu espaço para um momento cultural com a encenação da peça "Fronta e ka so agu ku lume", uma adaptação de "Auto da compadecida", do escritor brasileiro Ariano Suassuna.

Apresentada no espaço ao ar livre junto aos Serviços Académicos, a peça foi uma adaptação em língua cabo-verdiana da obra de 1955.

Recebida por uma multidão de estudantes e docentes, a realização foi uma parceria com a Associação teatral Fladu Fla e o Leitorado Brasileiro Cabo Verde.

O evento foi encerrado no final do segundo dia, com a leitura das notas conclusivas do V EIRI Prof. Doutor Manuel Brito-Semedo - Leitura das Notas Conclusivas do V EIRI Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, Prof.ª Doutora Cristina Pires Ferreira Pró-reitora para a Pós-graduação e a Investigação, Prof.ª Dr.ª Sónia Silva Victória.

“A experiência desta quinta edição nos permitirá fazer um balanço e análise dos processos e proceder ao desenho de estratégias para melhorar ainda mais a gestão da investigação no que concerne às responsabilidades da Uni-CV”, concluiu a Pró-reitora para a Pós-graduação e a Investigação.

montagem V eiri 3

Em cinco anos de realização do encontro, o registo total é 169 trabalhos apresentados, em que 95 foram produzidos pela Uni-CV, 19 de instituições nacionais de Ensino Superior e 55 estrangeiros, oriundos de oito países, com destaque para Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Espanha, França, Bélgica e República Checa.

 

 

cartaz_VEIRI.jpg

A Universidade de Cabo Verde realiza o V Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI), sob o lema “Questionar para Avançar no Novo Horizonte”. O evento tem lugar no auditório do Campus do Palmarejo, Praia, realizado em videoconferência com o Polo da Uni-CV-SV, nos dias 11 e 12 de maio.

Organizado pela Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV, o V EIRI reúne três dezenas de investigadores, oriundos de universidades de Cabo Verde (3), Portugal (6), Brasil (4) e Moçambique (1), Angola (1), Republica Checa (1) e está aberto a estudantes, professores e à comunidade em geral.

Pretende ser um espaço de “reflexão e investigação”, em Cabo Verde, a convocar investigadores de Universidades da CPLP, cujos resultados irradiam daqui para todos eles. Nesse sentido, recebeu em 2016 o patrocínio da mesma CPLP, pela primeira vez, do Camões I. P. de 2013 a 2016, e da Uni-CV, nos cinco anos da sua realização.

Os dias 11 e 12 de maio recebem cerca de trinta comunicações de quinze professores doutorados, oito mestres e sete licenciados, vindas de uma quinzena de áreas científicas como Educação, Linguística e ensino das línguas, Literaturas, Migração e Saúde; Espaços públicos e desafios éticos, Memória, colonialismo e pós-colonialismo, Relações Internacionais e Diplomacia, Urbanismo sustentável e resiliência ambiental, Recursos Naturais e Biodiversidade.

O Encontro Internacional de Reflexão e Investigação da Uni-CV é um evento científico anual, já consolidado, que recolhe e divulga investigação terminada, em curso ou em projeto, nas áreas das Humanidades e sua emergência nas restantes áreas científicas.

Suas comunicações, em Atas, dão origem a um número da Revista de Estudos Cabo-Verdianos (REC), após avaliação por pares. Os números das três primeiras realizações estão disponíveis na página da Uni-CV. No final do segundo dia, será lançado o número com as ATAS do IV EIRI, realizado em 2016.

Entre os palestrantes encontram-se professores universitários, investigadores independentes, e figuras públicas que vêm consolidando saberes em áreas nas quais se constituíram referências assinaláveis.

Marcam presença as instituições de ensino superior seguintes: a Uni-CV, a Uni-Piaget e o Instituto CSJ, de Cabo Verde; as Universidades de Lisboa, Nova de Lisboa, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Interior, Évora e Católica, em Portugal; as Universidades Federais de Rio de Janeiro, de Pernambuco, do Maranhão e do Paraná, no Brasil; a Universidade Pedagógico de Moçambique; e a Universidade de Masaryk, na República Checa.

Programa (.pdf)

Caderno de Resumo (.pdf)

Pin It