confe empoderamento mulher 13 03 2017 montagem

Em Celebração do dia da Mulher, realizou-se a Conferência sobre a Igualdade de Género: Empoderamento Económico das Mulheres Cabo-verdianas, Rumo ao Desenvolvimento Sustentável, no passado dia 8 de Março, na Universidade de Cabo Verde em Mindelo. Esta resultou de uma parceria entre o Gabinete da Primeira Dama e a Universidade de Cabo Verde e visou apresentar um Balanço dos feitos já conseguidos na matéria da Igualdade de Género até ao momento, bem como, referir os desafios que ainda se colocam.

Em representação da Sra. Vice-Reitora, a Mestre Abigail Ferreira, destacou a importância deste tipo de eventos “para contribuir para o enriquecimento da dinamização da Investigação e da Extensão Universitária, e, por conseguinte, para viabilizar a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade, a começar pelos seus integrantes, que fazem parte desta academia e que são os nossos estudantes”. Referiu ainda que “a Universidade de Cabo Verde, dada a responsabilização social que lhe é inerente pela sua condição de universidade pública desenvolve políticas e práticas de solidariedade social para combater a pobreza, iliteracia, a exclusão social e a desigualdade de género”.

Por sua vez, a Sra. Primeira-Dama, Dra. Lígia Dias Fonseca, destacou que apesar das conquistas alcançadas há ainda áreas que necessitam de ser trabalhadas, nomeadamente, a área do empoderamento económico-social. Isto porque a mulher cabo-verdiana dedica a maior parte do seu tempo ao trabalho não remunerado e é constantemente sobrecarregada pela tripla jornada de trabalho (fora e dentro de casa), pelos compromissos familiares e os cuidados dos filhos e dos mais idosos. No seu discurso, a Sra. Primeira-Dama chamou igualmente a atenção para a importância de envolver as jovens cabo-verdianas nas áreas das ciências exatas e tecnologias, apelidando-as como as áreas do futuro.

O evento contou ainda com a participação da Professora Doutora Celeste Fortes, enquanto investigadora e Ponto-Focal do CIGEF em São Vicente, a Dra. Vera Almeida, da Rede de Mulheres Parlamentares e da representante da MORABI, Dra. Lizandra Ramos.

Entre outros aspectos, a reflexão em torno da discussão levada a cabo nesta conferência, chamou a atenção para a necessidade das mulheres cabo-verdianas serem mais solidárias umas com as outras e de se divulgar melhor os programas de microcrédito e de apoio ao empreendedorismo feminino.

 

 

Gabinete de Primeira Dama e Uni-CV Mindelo promovem conferência sobre Igualdade de Género

primeiradama

Convite PD quase primeira dama

 

Pin It