Sob o signo "Novos Olhares sobre Cabo Verde" decorre nas cidades da Praia e Mindelo a IV Edição do Ciclo de Conferências "Descobrir, Conhecer e Debater Cabo Verde", nos dias 29 e 30 de abril do corrente, organizado pela Uni-CV, através do Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

Nesta IV edição do Ciclo de Conferências, segundo o Presidente da Comissão executiva, Professor Doutor Lourenço Gomes, o objetivo principal é discutir novas abordagens e novos olhares sobre a realidade caboverdiana, pensadas a partir da concretização de iniciativas de investigação no seio da academia e da sociedade caboveridiana.
O ciclo de conferências irá permitir ainda refletir sobre o papel das elites na formação da sociedade caboverdiana, os desafios da educação em Cabo Verde e a relação entre a cultura e o desenvolvimento; analisar as identidades, migrações e diásporas e sua correlação com transformações ocorridas na sociedade caboverdiana de hoje e partilhar olhares sobre as questões de cidadania, género e justiça em Cabo Verde.

Os temas apresentados nesta IV Edição do Ciclo de Conferências servirão para melhor se compreender as diversas realidades da sociedade caboverdiana, mediante novos olhares sobre Cabo Verde dos tempos de hoje. As propostas de comunicação inserem-se em três painéis, a saber: Elites, Educação e Cultura; Identidades, Migrações e Diásporas; e Cidadania Género e Justiça.

No primeiro dia, no campus do Palmarejo, a conferência de abertura foi feita pela Professora Doutora Judite Nascimento, Reitora da Uni-CV, sob o título – "Novos desafios da Universidade de Cabo Verde".

De seguida o painel 1, com o tema: Elites, Educação e Cultura.

Moderadora: Doutora Ana Cristina Pires Ferreira
15:30 - Doutor Eduardo Camilo Pereira (Universidade de Cabo Verde) – "Doutrinas religiosas e mobilizações políticas: o caso dos padres do interior de Santiago (1822-1840)";
15:45 - Doutora Cláudia Beato (Universidade da Beira Interior, e Uni-CV, & Dr. Nataniel Monteiro (Universidade de Cabo Verde) – "A Cultura enquanto agente de desenvolvimento: a necessidade da sua integração no âmbito de um planeamento sustentável do Turismo";
16:00 - Doutorando e Mestre Arlindo Mendes Vieira (Universidade de Cabo Verde) –"Processos das reformas curriculares: algumas tendências"
16:15 - Doutorando e Mestre Filomeno Tavares (Universidade de Cabo Verde) & Doutora Clarisse Nunes (Instituto Politécnico de Lisboa) – "Escolarização de pessoas cegas da Cidade da Praia: algumas percepções";
16:30 - Mestre José Évora - A " Elite" Agrária no S. Antão pós-independência: o caso do Concelho do Porto Novo"
16:45 - Mestre Nilza Gomes (Universidade de Cabo Verde) – "Educação e cultura na contemporaneidade: bases da sustentabilidade das elites"
Após a apresentação dos temas seguiu-se o espaço do debate. Às 18:00 foram suspensos os trabalhos devendo ser retomados no dia 30.

Em Mindelo, Polo do DCSH/ S. Vicente, a abertura da conferência teve lugar às 17:00, com o discurso da Vice-Reitora, Doutora Dora Pires.
Às 17:30, Doutora Marina Ramos (Universidade de Cabo Verde) apresentou o tema – "Contributos História do Ensino Superior em Cabo Verde".
18:00 - Doutor Alfredo Brito (Universidade de Cabo Verde) – "A Nova Primavera do Político";
18:30 - Doutora Celeste Fortes (Universidade de Cabo Verde) – "As minhas filhas são a minha felicidade": investimento das mulheres mães na educação dos filhos e construção de si, enquanto pessoa".

Às 19:00 seguiu-se o debate e de seguida suspensão dos trabalhos.

Veja o programa da IV Edição do Ciclo de Conferências "Descobrir, Conhecer e Debater Cabo Verde".

Imagens do encontro:

 

 

 

Pin It