SAM 1397 tile

A Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento e a Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação, Professora Doutora Sónia Silva Victória visitaram a  Universidade do Minho (Braga) com o objetivo de reforçar a cooperação existente entre as duas instituições, na segunda-feira, dia 19 de outubro.

A missão consistiu na visita à Reitoria e ao Instituto de Ciências Sociais / Departamentos de Ciências da Comunicação e de Sociologia e discussão de futuros projetos, nomeadamente Cursos de Pós-Graduação.

 

SAM 1245 tile

No dia 16 de outubro,  visitaram o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP). 

O objetivo foi o de conhecer a investigação aplicada nesse Centro da Universidade do Porto, analisar as potencialidades de cooperação com a futura Escola do Mar e em projetos de mestrado e doutoramento, nomeadamente o Projeto de Doutoramento em Oceanografia e Recursos Marinhos, com o Campus do Mar, do qual fazem parte universidades galegas e do norte de Portugal, bem como promover o intercâmbio de estudantes e docentes.

O CIIMAR é uma instituição de pesquisa e de formação avançada da Universidade do Porto. A sua missão é desenvolver a investigação de qualidade, promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar as políticas públicas na área das ciências marinhas e ambientais.

 

UniCV CIBIO 01 tile

No mesmo dia, dia 16 de outubro,  visitaram o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-UP), no Porto, no quadro de um conjunto de ações de cooperação, designadamente na implementação do TwinLab CIBIO/Uni-CV.

Recorda-se que, no passado mês de julho, a Uni-CV e o CIBIO-UP assinaram um protocolo de cooperação com o objetivo de criar um TwinLab CIBIO/Uni-CV.

O Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos é uma unidade que integra a Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, Laboratório Associado e fica situado no Campus Agrário de Vairão, Vila do Conde, Portugal. A sua missão é desenvolver pesquisa de nível mundial nas áreas da Biodiversidade e Biologia Evolutiva.

 

page UV

A Reitora da Uni-CV, Professora Doutora Judite Medina do Nascimento e a Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação, Professora Doutora Sónia Silva Victória visitaram, nos dias de 12 a 15 de Outubro, o Campus do Mar, da Universidade de Vigo, na Galiza, com o objetivo de reforço da cooperação e contribuir para o desenvolvimento social, económico e ambiental do sector marinho costeiro de Cabo Verde.

A sua localização estratégica e o facto de possuir uma das maiores zonas económicas exclusivas da Africa Subsaariana faz de Cabo Verde um país vocacionado a aproveitar o potencial da denominada economia do mar. Para continuar a crescer, o país necessitava criar um tecido docente e investigador no qual se pudesse apoiar, uma tarefa para a qual o Campus do Mar se converteu num aliado estratégico perfeito.

A Universidade de Cabo Verde, o Campus do Mar e o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) estão a trabalhar na segunda fase de um protocolo de cooperação, que teve o seu início em 2012, para o desenvolvimento sustentável do sector do mar através do reforço das instituições académicas e de pesquisa caboverdianas.

Uma delegação de representantes das entidades parceiras de Cabo Verde estiveram uma semana em Vigo, numa missão institucional e técnica para aprofundar um projeto que se pretende que contribua para o desenvolvimento social, económico e ambiental do sector marítimo costeiro de Cabo Verde. 

Financiado pela Cooperação Galega e com foco no género, ambiente e direitos humanos, nesta segunda fase serão consolidados os resultados obtidos até agora, como um programa de doutoramento em Cabo Verde que já deu os seus frutos: quatro investigadores formados no programa de doutoramento internacional do Campus do Mar, representando varias linhas de investigação aplicada. As partes implicadas trabalharão para reforçar as capacidades do pessoal docente, científico e técnico através de cursos especializados; fortalecer a aplicação dos resultados das investigações levadas a cabo às necessidades de desenvolvimento do sector e para fomentar a extensão universitária aos sectores públicos e privados ligados ao sector marinho costeiro.

Entre os objetivos deste projeto de cooperação destaca-se o intercâmbio de conhecimentos fomentado através de missões dos quatro doutorandos. Ainda, apoiará o trabalho dos novos investigadores fomentando a sua participação em congressos internacionais e missões ao estrangeiro e iniciará a formação de novos doutores no ano letivo 2015-2016. Assim, a Universidade de Cabo Verde e o INDP sairão fortalecidos graças a seis novos doutores que serão especialistas em cada uma das áreas de investigação mais relevantes descobertas durante a primeira parte do projeto.

Pin It