edioes enfermagem

lancamento livro enfermagem reitoria

A Universidade de Cabo Verde lançou esta sexta-feira, dia 24 de julho a obra “História da Enfermagem em Cabo Verde: Contributos do Passado para a Construção do Futuro” da enfermeira e mestre Alice de Sena Martins, no auditório da Reitoria da Uni-CV, no Plateau.

O livro com o selo Edições Uni-CV foi apresentado pela Ministra-adjunta e da Saúde, a Dra. Cristina Martins, que relembrou ao papel da enfermeira na sua vida pessoal e do importante papel da obra junto do sector.

“A obra faz o registo histórico e documentado da enfermagem em Cabo Verde”, afirmou, relembrando épocas em que doenças como a lepra, a tuberculose, cólera e outras atingiram o país. “Assim nos damos conta do avanço que fizemos, porque são doenças que já conseguimos combater”, apontou.

A autora, a mestre Alice de Sena Martins, agradeceu aos docentes da Uni-CV que trabalharam para que a obra fosse possível de ser publicada, um trabalho que resultou da sua dissertação de mestrado Universidade Católica, em Portugal.

“Sempre foi uma ambição minha passar isto para os colegas, por que achei que não podia deixar esta pesquisa na estante”, sublinhou a enfermeira Alice de Sena Martins.

“Espero que entre vocês também haja alguém que ponha as suas pesquisas no papel para que a classe possa continuar a evoluir e para que os nossos pacientes saibam que há sempre alguém interessado em tratar deles”, finalizou.

A sessão foi apresentada pela Diretora das Edições Uni-CV, a Dra. Elizabeth Coutinho, e contou com as boas-vindas da Reitora da Uni-CV, a professora doutora Judite Medina do Nascimento. O evento foi concluído com uma longa fila de profissionais de saúde para receber.

Durante o evento, a plateia realizou um minuto de silêncio pela morte do poeta Corsino Fortes, que faleceu a 24 de julho.lancamento enfermeira alice edicoes unicv

 

 

convite lancamento historia da enfermagem em cv

As Edições Uni-CV lançam o livro o “História da Enfermagem em Cabo Verde: Contributos do Passado para a Construção do Futuro”, no próximo dia 24 de Julho, sexta-feira, pelas 17h, no auditório da Reitoria, no Plateau.

A obra de Alice de Sena Martins resulta da sua dissertação de Mestrado em Enfermagem, na Especialidade de Serviços de Gestão e Enfermagem, na Universidade Católica Portuguesa. A autora traz-nos uma contribuição pioneira e de valor inquestionável para a fixação documentada da história da Enfermagem em Cabo Verde e de muita da história da Saúde no País.

De acordo com a autora, esta pesquisa pretendeu concretizar os seguintes objetivos: i) Caracterizar os elementos históricos e documentais que marcaram a evolução da enfermagem em Cabo Verde; ii) Identificar os elementos mais significativos que afetaram a evolução da profissão de enfermagem em Cabo Verde, antes e depois da independência; iii) Descrever como enfermeiros de referência, desde as primeiras gerações de profissionais, assinalaram aspetos marcantes da evolução da profissão, antes e depois da independência de Cabo Verde; iv) Caracterizar e refletir sobre os aspetos que se podem salientar no percurso da evolução da Enfermagem em Cabo Verde e que precisam ser considerados para a afirmação da Identidade e Autonomia da Profissão, no presente e no futuro.

A autora colaborou com a Uni-CV na implementação do Curso Superior de Enfermagem, no qual foi também formadora.

A apresentação do livro estará a cargo da Ministra-adjunta e da Saúde, Dr.ª Maria Cristina Fontes Lima, sendo que a obra teve o alto financiamento do seu Ministério.

 

Pin It