Macamo_1

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) contará com a presença do Professor Doutor Elísio Macamo da Universidade de Basileia, entre os dias 30 de Janeiro e 10 de Fevereiro de 2012. Esse reputado sociólogo moçambicano realizará, durante a sua missão em Cabo Verde, uma série de actividades. No dia 30 de Janeiro (segunda-feira), pelas 16 horas, irá proferir uma conferência inaugural, intitulada "A greve dos conceitos: ciências sociais, conceitos dinâmicos e estudos africanos", no auditório do Campus do Palmarejo.

Entre os dias 31 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2012, o professor Macamo ministrará, aos alunos do mestrado em Ciências Sociais, o curso avançado de Análise Qualitativa com Base em Software, que tem como objectivo sensibilizar os alunos para a pesquisa avançada de análise qualitativa, através da utilização de ferramentas de software de pesquisa baseadas na interpretação sistemática de dados. A formação será prática, privilegiando a participação e a realização de experimentos.

Nos dias 2 e 3 de Fevereiro, os docentes das Ciências Sociais poderão assistir, no Campus do Palmarejo (mediante inscrição), a um seminário intensivo de tratamento de dados qualitativos. No dia 4, os alunos do doutoramento em Ciências Sociais irão participar num workshop metodológico na Escola Grande.

A última sequência didáctica do professor Elisio Macamo na Uni-CV ocorrerá de 6 a 10 de Fevereiro, quando os alunos de licenciatura em Ciências Socias participarão do seminário intensivo de elaboração de projectos de pesquisa, que visa instruir os participantes nos desafios da elaboração de projectos e enfatiza a formulação da problemática de investigação. Será um Seminário de orientação prática que vai exigir dos participantes a elaboração de um projecto de pesquisa a partir dos subsídios fornecidos no curso.

Pin It