A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) é uma instituição de ensino superior de Cabo Verde. É a única instituição pública com o caráter de universidade no país, sendo portanto referência para o ensino superior cabo-verdiano.

Possui cinco unidades orgânicas, com sua reitoria instalada na cidade Praia.

A base do ensino superior cabo-verdiano iniciou sua caminhada em 1979, com a Escola de Formação de Professores, formando docentes para lecionar no ensino secundário. No entanto, a institucionalização, que permitiu a criação da Uni-CV, veio com o estabelecimento de três instituições públicas dedicadas ao ensino superior no país, a saber:

• O Instituto Superior de Educação (ISE), criado pelo Decreto-Lei nº 54/95, de 2 de Outubro de 1995;

• O Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar (ISECMAR), criado pelo Decreto-Lei nº 40/96, de 21 de Outubro de 1996;

• O Instituto Nacional de Administração e Gestão (INAG), criado pela Resolução nº 24/98 (de 1998), obedecendo ao Decreto-Lei 40/96, de 21 de Outubro de 1996.

Em 20 de novembro de 2006, o Conselho de Ministros criou, por meio do Decreto-Lei 53/2006, a Universidade de Cabo Verde, integrando primeiramente o ISE, localizado em Praia, e o ISECMAR, localizado em Mindelo. Em 2007, uma terceira escola juntou-se oficialmente à universidade: o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), localizado em São Jorge dos Órgãos. Nos primeiros anos de existência, a Uni-CV contou com forte apoio de universidades brasileiras em matéria de formação de docentes e intercâmbio de experiências administrativas.

As instituições mantiveram-se como unidades associadas à Uni-CV, com um figurino jurídico específico nos dois primeiros anos de funcionamento da universidade. Então, por meio do Decreto-Lei nº 29/2008 de 9 de Outubro, o ISE, o ISECMAR e o INAG foram extintos, e sua estrutura foi totalmente integrada na Uni-CV.

Em 31 janeiro de 2014 a Uni-CV passou por um processo inédito, com a primeira eleição livre e direta do seu Reitor. Nesta eleição foi eleita, com 50,9% dos votos, a professora doutora Judite Nascimento como nova reitora da universidade, tomando posse em 24 de fevereiro do mesmo ano.

Pin It