A Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, unidade de investigação criada pela Universidade de Cabo Verde e pelo Camões, I.P., a Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA), da Uni-CV, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS), o Departamento de Letras de Itabaiana e pela Coordenação de Relações Internacionais (CORI), organizam o Iº Seminário Literatura, Educação e Cultura entre Irmãos: Cabo Verde e Brasil. O evento acontece nos dias 15 e 16 de janeiro, no auditório do Campus de Palmarejo.

A sessão solene de abertura, que acontece no dia 15, com início às 9 horas, contará com a presença da Vice-Reitora para a Extensão Universitária, Professora Doutora Astrigilda Silveira, da Diretora da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, Professora Doutora Amália de Melo Lopes e da Professora Doutora Christina Bielinski Ramalho, da Universidade de Sergipe, Brasil.

Este é o primeiro evento internacional a envolver a UFS e a Uni-CV recentemente integradas a partir de Convénio firmado através da Coordenação de Relações Internacionais da UFS, em que o objetivo principal é promover um espaço de trocas culturais e literárias, em que estejam representadas a literatura e a cultura nordestinas e a literatura e a cultura cabo-verdianas, fazendo do evento o ponto de partida para outras ações que levem ao aprofundamento das relações humanas e institucionais e à elaboração de novas parcerias, envolvendo, inclusive, outras áreas do conhecimento.

O dia 15, vai ser dedicado à Literatura, Educação e Cultura Sergipana, Nordestina e Brasileira, e o dia 16, vai ser dedicado à Literatura, Educação e Cultura Cabo-Verdianas.

Esta iniciativa, tem o apoio da Academia Cabo-Verdiana de Letras, da Academia Gloriense de Letras, do CIMEEP (Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos), do Programa de Pós-Graduação em História da UFS, e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFS/Itabaiana).

Ver programa-

cartaz-conferencia-intenacional.png

Ver programa

 

Pin It